Sensibilidade e respeito
Qualidade moral é o atributo que mesmo estando interno se manifesta externamente em suas condutas, comportamentos e atitudes.
Falando sobre isso, percebe-se que muitos não enxergam suas qualidades morais muito menos a dos outros. E por que será que é difícil de perceber? Porque existe uma certa dificuldade para enxergar o que não se quer ver.
Um conceito importante para entender qualidade moral é o conceito de ego grupal. Nós enquanto seres sociais sempre pertencemos a um ego grupal. Ego grupal é o conjunto de valores de um grupo/sociedade que determinam a conduta e os pensamentos dos membros. Quando você tem qualidade moral você consegue escolher a que grupo você se permitirá estar vinculado. Esta liberdade só se atinge quando não há medo de perdas, ou seja, o indivíduo se basta em si mesmo.
Pensando em reabilitação, a relação profissional de saúde x paciente carece muito da qualidade moral das pessoas envolvidas. Para se ter uma análise mais acurada é preciso ter também liberdade para pensar e esta depende da capacidade de se enxergar o outro, ou seja, quanto maior a liberdade de pensar e agir mais o ambiente cresce e um novo universo se descortina. Se você confia na sua qualidade moral você vai trabalhar no que a sua moral indica, por isso é tão importante possuir uma individualidade bem estruturada.
Em síntese, acredito que profissionais de saúde precisam ser indivíduos bem estruturados quanto a moral, ética e conhecimento técnico porque a relação terapêutica é muito mais do que apenas um processo de saúde- doença porque estamos falando de pessoas e suas complexidades. Sensibilidade e respeito nessa relação é o que dará a tônica do relacionamento.
Comentários
Postar um comentário