A importância da compreensão sobre a Visão

Antigamente, onde estavam os deficientes? Quando vocês eram crianças vocês lembram de experiências de convívio com pessoas deficientes? Se a resposta é “Não” é porque as pessoas com deficiência eram escondidas do convívio social pela própria família. Mas por que isso acontecia? Porque a sociedade não estava preparada para incluir os deficientes e as famílias tinham medo da discriminação. 

Mas sempre houve pessoas com deficiência, então, o fato de algo não ser enxergado não quer dizer que ele não existe, ele simplesmente pode estar escondido. Esta é uma grande caracteristica da aprendizagem por um Mestre. O mestre é uma pessoa interessada em transmitir conhecimento, geralmente, conhecimentos não perceptíveis pelo olho humano (exemplos de mestres: professores, instrutores de treinamento, chefes com boa intenção, amigos, referências familiares, dentre outros).

 Nós temos no olho humano a possibilidade de uma confirmação de algo imaginário. Quando pensamos em algo imaginário isso nos remete normalmente a algo desconhecido e nós temos o costume de achar que o que é desconhecido tem caráter negativo. Só o visível é que se reputa como positivo, ou seja, normalmente valida-se sempre o que vemos e o que o outro também consegue ver.  

A discriminação advém da falta de um conhecimento do outro, então a pessoa com deficiência torna-se não aceita quando é distanciada pelo observador, consequentemente  estas pessoas tornam-se passíveis de exclusão. Fazendo um paralelismo com a sabedoria popular: “o que não é visto, não é lembrado”e facilmente pode ser excluido da mente cerebral. 

 A proximidade tem que se fazer para compreender as necessidades do outro, aproximar-se do desconhecido faz com que várias etapas do medo sejam afastadas e a aceitação torna-se mais natural.  

Em síntese o quero trazer neste texto, é que não devemos nos limitar ao sentido da visão. Se tivermos coragem, aceitaremos a chegada do mestre para aquela aprendizagem e conseguiremos ampliar nosso conhecimento e nosso conceito sobre o que de fato é a complexidade da visão conseguindo adquirir a liberdade e o respeito que tanto buscamos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Julgamento desnecessário: o afastamento do novo!

O outro no coletivo

Apresentação / Presentation