O medo controlado
O medo é um mecanismo de defesa que pode chegar até a paralisar o organismo. Até as funções vitais são influenciadas pelo medo.
E como mediamos o medo? Através da aplicação do conhecimento. O conhecimento leva a prudência, e ao exercer a prudência você está sendo razoável consigo mesmo, deixando a razão ocupar um lugar de honra na sua vida.
Na minha experiência quando constatei a hemiplegia, ainda na UTI do hospital, me questionei se devia ter medo e o conhecimento filosófico falou mais alto e disse que eu não deveria ter medo porque “. o melhor acontece a cada um“.
Ao longo da minha reabilitação, o medo teve que ser considerado. Por exemplo, durante os treinos de marcha que fazia com os meus fisioterapeutas observei que o desequilíbrio fazia parte da marcha e que eu sentia um medo consciente e os meus terapeutas tinham o mesmo medo, porém inconsciente. Foi aí que observei e desenvolvi o Sansão, que é um equipamento de ancoragem criado por mim, que fica posicionado no teto com cabos de aço do inicio até o final do espaço reservado para a marcha. Nesse equipamento eu uso um cinto de segurança (mesmo cinto usado por trabalhadores em altura) que fica preso a um moitão (roldana encaixada em um fixador que se assemelha a uma garra). A roldana é colocada no cabo de aço favorecendo o deslocamento e o moitão como uma garra, favorece a segurança, visto que este é conectado a uma corda através de um mosquetão e este conectado ao outro mosquetão que se conecta com meu cinto de segurança. Criando este equipamento, diminui o meu medo e consegui aproveitar melhor o exercício de marcha. Quanto ao terapeuta, este também ficou mais relaxado ao saber que seu paciente nunca cairia durante o exercício proposto e não sofreria com as consequências que poderia advir de uma queda.
Em suma, confirmei a minha tese de que o medo sendo afastado pelo conhecimento favorece o crescimento de todas as pessoas envolvidas na relação. O medo estará sempre presente nas situações da vida, não adianta negar, precisamos encarar e estudar para mantê-lo sob controle. O medo pode alterar as conexões neuronais, portanto, ele pode ser um grande limitador da recuperação/ reabilitação.
Comentários
Postar um comentário