O outro no coletivo
Hoje gostaria de conversar sobre o poder da união que leva ao respeito do outro e ao conceito de coletividade.
Existem diferentes níveis de coletividade: relações de amizade entre 2 ou mais indivíduos, relações familiares, relações profissionais e financeiras, relações sociais, filosóficas, esportivas, dentre outras.
O grande inimigo do conceito de coletividade é o egocentrismo, onde se justifica as ações por aspectos, às vezes, egoístas. A razão se subordina ao aspecto da justificativa porque não pode haver razão real que não leve ao coletivo, por isso fomos criados como seres humanos , semelhantes a Deus.
Com a reabilitação a mil comecei a ter rompantes do passado, ou seja, resgatei uma preocupação constante na minha vida que era o cuidar do outro. Com o AVC passei a ser cuidado como se eu fosse uma criança, mas sinto que a responsabilidade de cuidar do outro me supera já que o que eu gosto mesmo é de cuidar! Você precisa estar forte para cuidar do outro, esta fortaleza vem de dentro do Ser e eu mesmo debilitado fisicamente não abandonei as minhas crenças que, hoje tenho certeza, que se tornaram minha bússola.
Com as melhoras conquistadas passei a socialmente me relacionar com as pessoas que tinham interesses próximos aos meus. Uma das retomadas importantes que fiz após o AVC foi voltar a frequentar as deliberações de assembléia de um negócio que tenho. Nas primeiras assembléias eu me reservava a um papel de espectador/ouvinte. Com a evolução natural da força vital que me faz estar vivo, pensar e agir fui me tornando mais participativo, sendo que na última assembléia consegui fazer uma intervenção verbal que foi útil e pode ser percebida por todos. Comecei a estar mais perceptivo e pude ver ganhos a nível pessoal e coletivo, como por exemplo, a recondução do síndico sem nenhuma ressalva ao cargo de líder do processo de correção da administração do negócio. Estando mais presente nesse ambiente fraterno, coletivo, de amigos se respeitando em prol de um objetivo comum é que tive o start para escrever esse texto.
Em suma, percebo que estar neste ambiente e retomar a minha autonomia me fez perceber que pessoas que demonstram união e assertividade sempre serão prósperas porque a “ União faz a força” e a coletividade é o local correto para nós demonstrarmos a nossa bondade e energia positiva. E se eu pudesse dar aqui um conselho, eu diria que você deve procurar nas pessoas características que levem ao bem comum, a união e o respeito assim todos serão prósperos. E para quem teve um AVC como eu, diria para manter e fortalecer suas crenças pois atitudes baseadas em crenças conscientes levam a prosperidade e a reabilitação de fato (uma vida plena).
Comentários
Postar um comentário