O Bem Comum
Conforme fui melhorando da parte cognitiva minha relação com os profissionais de saúde expandiu e passei a ser mais consultado sobre a minha experiencia profissional. Durante a reabilitação o convívio com profissionais de saúde exacerbou a minha ligação com a área, pois além de ter formação em Psicologia Organizacional tive experiencias com tributos e empreendedorismo (na prática e na teoria).
Durante a reabilitação havia momentos em que me sentia paciente e outros onde me sentia profissional de saúde e me colocava no lugar destes.
Com a minha experiencia como Agente Fiscal de Rendas, trabalhando no Estado de São Paulo eu comecei a dar conselhos para os profissionais de saúde que me acompanhavam, conselhos estes que estavam relacionados a empreendedorismo e tributos. Durante o processo, fui percebendo que as demandas trazidas por estes eram recorrentes, não importava qual especialidade os profissionais tinham.
Durante a reabilitação, uma pessoa muito importante que me ajudou a retomar a fala e que criei um grande vínculo (até porque também atuava como professora pública no Estado) trouxe uma demanda que me chamou atenção. Ela me disse que mesmo ela executando um trabalho de qualidade, a remuneração era incompatível. Estranhei quando ela me disse isso, visto que, sempre paguei um valor considerável ao convênio e estes é que faziam o repasse via empresas de Home Care. Durante a conversa, essa profissional me disse que tinha interesse em abrir uma empresa e me pediu conselhos sobre a relação jurídica que ela iria conhecer.
Foi quando eu comecei a pensar que a empresa tem um modelo antigo e sempre dá problemas (por exemplo, sempre um individuo se sente explorado). Juntei a essa ideia, conceitos aprendidos na escola filosófica que frequento e o conceito principal aprendido lá é sobre Fraternidade. Todos somos iguais!
Nesse momento, pensei que o modelo mais moderno de empresa que existe atualmente são as cooperativas. Por me interessar fui estudar sobre a Legislação e escutei de colegas da Pró Vida que já existem atualizações que reduzem o número de integrantes/ fundadores de 20 para 7, sendo esta última, apelidada de “mini cooperativa”.
A Lei Federal número 12690-2012 rege que as microcooperativas ou , cooperativas de trabalho, com o numero de sete cooperados são suficientes, o bastante, para instituir a cooperativa e iniciar a atividade laboral , de maneira organizada e amparada pela Legislação Federal, que atende tanto o aspecto jurídico geral como o aspecto trabalhista mais específico. Compreendam o comentário deste escritor, que longe de querer demonstrar erudição jurídica, que não é a minha praia, mas que não poderia deixar passar batido a beleza e a coerência, do texto legal, que se baseia no pensamento democrático - pessoas são livres e capazes de se organizarem de maneira legal e produtiva, respeitando tanto os Poderes Constitucionais como as regras oriundas destes.
Em uma relação democrática o profissional de saúde consegue realizar-se plenamente porque não existe ninguém acima dele, cada pessoa tem um voto, a vontade da assembleia é soberana. A cooperativa traz muitos benefícios e vantagens que isoladamente não se apresentam, como por exemplo todos em prol do bem estar comum ( no caso de uma cooperativa de saúde, o paciente e o profissional serão protegidos pela lei e o lucro não é o foco).
Ao expandir a minha ideia e tentar colocar em prática a cooperativa de saúde percebi que o fato de eu ter uma idade mais avançada e uma estabilidade financeira me favorecia a pensar mais no outro, já os profissionais de saúde estão na fase de constituir família e buscando a estabilidade financeira. Fiquei pensando que para ser bom é necessário considerar todos e tive empatia, até porque já passei por essa fase. A partir disso, fiquei pensando na possibilidade de membros serem nomeados como “ Arrimo”.
Arrimo são membros que ao possuírem uma ideia nova ou adquirida por experiência, podem candidatar-se no conselho através de um serviço prestado pela cooperativa e que fará o crescimento desta. Tomando, como exemplo, a atividade de HOME CARE, qualquer membro que tenha conhecimento e competência para executar o serviço dentro da cooperativa pode pleitear ser considerado membro arrimo, (aquele que dá estrutura e base para desenvolver algo).
Concluindo, compartilhei essa ideia com meus leitores pois esta ampliação cognitiva também diz muito sobre a maturidade da minha reabilitação e assemelha-se a uma explosão onde o último ponto está ligado ao ponto de origem, que é a ideia de unir para fortalecer e fortalecidos atingir o bem comum.
Comentários
Postar um comentário